A busca e o aparecimento de produtos orgânicos nos mercados, como por exemplo ácidos húmicos e fúlvicos específicos para serem aplicados via sistemas de irrigação está crescendo cada vez mais, de acordo com Igor Lapa, Especialista Agronômico da Netafim Brasil. “Seguindo essa tendência temos também o crescente desenvolvimento dos produtos biológicos, como por exemplo a aplicação de grupos de bactérias e fungos tanto por motivo de melhorar a biota do solo e aprimorar a resposta da lavoura, como atuar em combate a determinadas espécies de nematoides”, comenta ele.
“As empresas dos diversos ramos de produtos químicos, biológicos e orgânicos já perceberam a evolução dos sistemas de irrigação por gotejamento. Devido a este fato, opções de produtos que ajudam a combater pragas, doenças e melhorar as características dos solos, estão crescendo cada vez mais. A prática de Drip Protection se expande pelo mundo, pois fornece tudo o que os produtores buscam: segurança e economia”, indica.
Como vantagens do Drip Protection, ele cita uma maior segurança para os operadores que agora não mais entram em contato com os produtos durante as pulverizações já que tudo é enviado para a lavoura via irrigação e diz que os produtos são aplicados com maior uniformidade e precisão, trazendo muito mais economia para o produtor uma vez que, com a aplicação via gotejamento. “A dispersão de produtos via sistema de irrigação é muito mais rápida que aplicações convencionais através de pulverizadores”, conclui.
qp