De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), cerca de 3 mil pessoas já foram imunizadas contra a covid-19 com a “sobra” das doses em Campo Grande.
Após uma mudança no plano de vacinação local no mês de março, para que doses das vacinas não fossem perdidas e ter o reaproveitamento máximo, os profissionais da saúde foram autorizados a fazer a aplicação em moradores do entorno dos postos de saúde, UPA’s e Drive-thru.
Em nota técnica, a Sesau explica que cada frasco da vacina tem 10 doses e que após a abertura para aplicação, existe um prazo de validade. Para que não seja jogado no lixo, o reaproveitamento pode ser feito respeitando o Calendário Nacional de Imunização, dando prioridades para idosos acima de 60 anos, pessoas acamadas, trabalhadores de saúde e pessoas de grupo prioritário que ainda não tenham sido imunizadas. Contudo, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode tentar.
Os postos de saúde estão orientados a fazer uma lista nominal com telefone dos interessados, que se encaixem nesses grupos. Os enfermeiros e chefes responsáveis pelas salas de vacinação devem fazer a convocação através de ligação para esses moradores.
A nota ressalta ainda que esse reaproveitamento não significa a abertura de imunização fora do Calendário Nacional de Vacinação. Para identificar quem foi vacinado com essas doses, um local especifico no site de lançamento foi criado pela Sesau.
sesau