Iphan reconhece o Banho de São João em Corumbá como patrimônio cultural do Brasil

O tradicional e famoso banho de São João de Corumbá e Ladário, em Mato Grosso do Sul, subiram um patamar e tanto nesta quarta-feira (19) ao ser reconhecido oficialmente como patrimônio cultural do Brasil. A decisão foi concedida pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A festa reúne uma série de rituais, como procissões, cortejos, novenas e giras em terreiros de candomblé e umbanda. A congregação coloca o culto a São João Batista e ao orixá Xangô.

O roteiro ainda não para com os rituais. O banho de São João inclui ainda a decoração de altares e andores, queima de fogueira e realização de oferendas, além de rezas e terços, giras em terreiro e levantamento de mastros.

Todo esse ritual é comemorado no virar do dia 23 de junho para o dia 24 de junho. Grande parte da população vai até às margens do rio Paraguai para realizar, ver e participar do ritual banho que em Corumbá acontece no Porto Geral e, em Ladário, no Porto Ladário.

Por unanimidade, o conselho decidiu pelo reconhecimento do bem como Patrimônio Cultural do Brasil, sendo inscrito no Livro de Registro das Celebrações.

“O Banho de São João é importante celebração que compõem a identidade do estado do Mato Grosso do Sul. Pra nós, é uma felicidade imensa concluir o processo de registro de um bem tão significativo para a região do Pantanal e para o Brasil”, declarou a presidente do Iphan, Larissa Peixoto, completando que poderá ser feito produções cinematográficas do evento.

“Com esse ato, coroamos um intenso processo de pesquisa sobre o bem, com produção de vídeos, documentário e dossiê. Assim, o Iphan já atua na salvaguarda para a reprodução e sustentabilidade do Banho de São João”.

 

iphan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *