Já está disponível a lista preliminar dos parlamentares aptos a concorrer ao Prêmio Congresso em Foco 2023, com um total de duas senadoras sul-mato-grossenses e cinco deputados federais eleitos pelo Estado.
Para participarem na 16ª edição, os parlamentares deveriam preencher uma lista de três condições:
– Até o dia 4 de julho de 2023 tenham exercido o cargo de deputado(a) federal ou senador(a) no corrente ano pelo período mínimo de 60 dias;
– Não respondam, perante o Poder Judiciário, a acusações criminais, seja sob a forma de ação penal ou de inquérito, nem a processos de improbidade administrativa;
– Não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos fundamentais.
Na lista prelimitar de senadores aptos a disputarem o prêmio, os nomes de duas parlamentares sul-mato-grossenses aparecem, os de Tereza Cristina (PP) e Soraya Thronicke (UNIÃO).
Já na lista preliminar de deputados aptos a disputar o Prêmio Congresso em Foco, os nomes dos representantes de MS na Câmara são Camila Jara (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), Dr. Luiz Ovando (PP), Geraldo Resende (PSDB) e Rodolfo Nogueira (PL).
A lista, no entanto, ainda pode sofrer mudanças, com o prazo final para contestação acontecendo na próxima semana (21). A escolha dos parlamentares premiados ocorre de 7 a 31 de agosto, e a cerimônia de entrega dos prêmios ocorre em 21 de setembro.