Prefeitura de Ponta Porã é parceira do Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais

A Prefeitura Municipal de Ponta Porã, através da gestão Eduardo Campos mantém uma parceria com o Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais. O centro é localizado na Rua Manoel Dias de Pinho e é cuidado pelo 11.º RC MEC.

Desde o início, o Centro de Equoterapia já atendeu dezenas de pessoas. Equoterapia, por definição é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou com necessidades especiais, não sendo considerada como terapia ou fisioterapia.

A Prefeitura Municipal de Ponta Porã mantém 09 Professores para atendimento no Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais com investimento anual de cerca de R$ 420 mil reais.

O Prefeito Eduardo Campos ressalta a parceria com o centro: “Nossa gestão busca fazer diferença na vida das pessoas. O Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais é um projeto que atende pessoas que necessitam daquele tipo de atendimento específico, que resultam em melhor qualidade de vida. Nós buscamos manter essas parcerias positivas e na medida do possível ampliar o alcance”, destacou Eduardo Campos.

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. O praticante, como é chamado o paciente desta terapia, de acordo com suas necessidades, é atendido por profissional habilitado e com cursos na área de equoterapia e por uma equipe multiprofissional, a qual, solicita-se o atendimento da cedência dessa equipe, onde é realizado um tratamento para desenvolver todo o seu potencial, respeitando suas limitações.

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

* Diretoria de Comunicação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *