Associação Brasileira da Piscicultura emite nota contra importação de tilápia do Vietnã

A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) protestou contra a importação de tilápia do Vietnã e outros países, defendendo a robustez da indústria nacional que emprega mais de 1 milhão de pessoas e gera renda em todo o Brasil.  A entidade alerta sobre os riscos econômicos e sanitários da importação, enfatizando a capacidade do Brasil em fornecer tilápia de alta qualidade.

A associação pede, ainda, uma posição clara do Ministério da Pesca e Aquicultura, instruindo empresas brasileiras a não negociar com importadoras que pressionam os preços usando esse argumento. De acordo com a Peixe BR, a organização está firmemente dedicada a proteger a tilápia brasileira. Confira na íntegra da nota emitida nesta sexta-feira, 6 de outubro de 2023:

 

A PEIXE BR comunica que está engajada na luta contra a importação de tilápia do Vietnã e de qualquer outro país.

A cadeia da produção da tilápia é uma atividade nova e, portanto, em desenvolvimento, que envolve milhares de empresas e de produtores – sendo 98% de pequeno porte.

O setor gera mais de 1 milhão de empregos e renda em todos os estados brasileiros.

Não aceitamos que o governo brasileiro abra o mercado para a entrada de tilápia, sendo que temos toda a capacidade de abastecimento e fornecimento de um alimento seguro e de alta qualidade.

Além dos riscos econômicos à tilápia brasileira, a importação implica óbvios riscos sanitários e isso pode comprometer a atividade no Brasil além de ser prejudicial aos consumidores.

A tilápia brasileira é uma das melhores do mundo, produzida com boas práticas e segurança.

A PEIXE BR está em contato permanente com o Ministério da Pesca e Aquicultura. Solicitamos ao sr. ministro André de Paula posicionamento claro em defesa da tilápia nacional e contra a entrada de produtos de fora.

Aproveitamos para informar que, neste momento, não está tramitando nenhum processo de registro de planta de processamento de tilápia ou de qualquer outro país do mundo no Ministério da Agricultura e Pecuária.

Dessa forma, orientamos as empresas brasileiras a não negociar com importadoras que usam esse argumento para pressionar os preços da tilápia no país.

Este é um tema prioritário para a PEIXE BR. Como entidade de defesa da cadeia produtiva dos peixes de cultivo, faremos tudo o que está ao nosso alcance para defender a tilápia brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *