O ranking de vereadores por partido em Mato Grosso do Sul seguiu o de prefeitos eleitos, com os mesmos partidos nas três primeiras posições. O PSDB, que liderou em número de prefeituras, com 44, também conseguiu fazer o maior número de vereadores, com 256.
Em segundo no número de prefeitos, com 15, o PP também ficou na segunda posição em vereadores eleitos, saindo de 72 para 151. O MDB, que elegeu o terceiro maior número de prefeitos, com 10, ficou na terceira posição no número de vereadores, com 83.
O Partido Liberal, mesmo com brigas internas, que levaram a troca de Marcos Pollon por Tenente Portela na presidência, elegeu cinco prefeitos e ficou com a quarta posição também no número de vereadores, conquistando 66 cadeiras em câmaras do Estado.
O União Brasil ocupa a quarta posição. O partido não elegeu prefeito, mas fez 60 vereadores. O PSD, em quinto no ranking de prefeituras, com três, ficou em sexto no número de parlamentares, chegando a 57.
Na sequência, aparecem o Republicanos, com 51 vereadores; Podemos, com 42; PT, com 37; e PSB, com 21 parlamentares.
Na Capital, o PSDB elegeu a maior bancada, com cinco vereadores, seguido por PP, com quatro; União, PL e PT, com três; MDB, Avante, Podemos e Republicanos, dois; PSB, PDT, PSD, com um cada.
A reportagem solicitou a relação de eleitos para PRD, PDT e Novo, mas não recebeu retorno até a publicação da matéria.
Abaixo a lista dos dez partidos com maior número de vereadores:
PSDB – 256
PP – 151
MDB – 83
União Brasil –
PL – 66
PSD – 57
Republicanos – 51 (era 18)