O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, manifestou inconformismo com alguns municípios de Mato Grosso do Sul que deixaram de aplicar a vacina contra a Covid-19 no domingo (9). Ao todo, 46 cidades do interior não mantiveram suas campanhas de vacinação no Dia das Mães.
No sábado (8), 13.300 doses da vacina da Coronavac desembarcaram no Aeroporto Internacional de Campo Grande e, no mesmo dia, segundo Geraldo, foram disponibilizadas para os municípios, para a aplicação da segunda dose que estava atrasada para alguns pacientes. “Ficamos pasmos de verificar que alguns municípios não aplicaram a vacina no domingo. Pois seria muito importante já que havia uma grande ansiedade das pessoas que receberam a primeira dose da vacina coronavac que já tem o aprazamento vencido, e essas vacinas ficaram em geladeiras. Então, queremos deixar aqui nosso inconformismo de as vacinas não terem sido aplicadas em alguns municípios mesmo os estarem recebendo as vacinas”, disparou o titular da SES.
Alguns municípios, segundo o secretário, ainda deixaram de vacinar no sábado. “Mato Grosso do Sul é destaque no Brasil na aplicação da primeira dose. Estaríamos muito avançados se alguns municípios não tivessem deixado de aplicar as vacinas no sábado e domingo”, lamentou.
Geraldo disse que a SES vai “levantar quais são as dificuldades que os municípios estão enfrentando para que a gente continue mostrando que o MS é referencia nacional”.
ses/ms