A partir de janeiro de 2022, a Rede Globo não contará mais com Fausto Silva para comandar as tardes de domingo, após 32 anos no ar. Com alto salário, influência inegável e forte apelo popular, o apresentador tem muito poder no mercado publicitário. Ou seja, sua saída pode gerar um forte impacto nos rendimentos da emissora.
“Visto que o Faustão é uma autoridade, perdê-lo dentro da emissora representa a perda de um grande produto. Com essa perda, as vendas e faturamentos podem cair”, afirmou Priscilah Plaça, especialista em vendas e com 30 anos de experiência no mercado publicitário, sobre as consequências para a Rede Globo.
“As marcas buscam nas pessoas dentro da mídia personalidades que as representem perante a audiência e um público específico. E isso é muito estudado por elas. Então, as marcas que engajaram o público através do Faustão vão continuar com ele, onde quer que ele esteja”, continuou ela.
Segundo Priscilah, a Rede Globo precisará correr atrás de um outro grande nome para evitar grandes quedas no lucro. “Nesse momento, a emissora perde muitos investimentos dessas empresas, que buscam a audiência consolidada pelo apresentador e o ‘produto’ Faustão.”
“Acredito que por trás de toda a mudança no meio corporativo e empresarial podemos pensar em muitas oportunidades. A Rede Globo pode desenhar uma nova forma de mostrar ao público como ela está se atualizando na televisão. Pode buscar um novo perfil de audiência nesses horários e descobrir até novos talentos”, sugeriu a especialista.
mtpl